Recuperar Recibo IRPF 2024: Onde Encontrar e Como Consultar

Se você precisa Recuperar Recibo IRPF 2024, saiba que esse processo não possui muitos segredos. No entanto, é necessário prestar atenção para não cometer erros durante o processo.

Assim sendo, continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas como recuperar recibo IRPF 2024, do Imposto de Renda Pessoa Física.

Recuperar Recibo IRPF: Como Fazer e Para Que Serve
Recuperar Recibo IRPF: Como Fazer e Para Que Serve

Onde encontrar o Recibo do IRPF

O Imposto de Renda Pessoa Física 2024 é, basicamente, um tributo direcionado para todos os indivíduos que se enquadrem na definição de PF e estejam dentro dos requisitos definidos pela Receita Federal.

Logo, a Declaração IR precisa ser feita pelos indivíduos que:

  • Receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70;
  • Obtiveram R$ 142.798,50 ou mais em atividade rural;
  • Passaram a ter condição de residente no Brasil durante o ano-base, que neste caso é 2022;
  • Alcançaram ganhos capitais ou bens pessoas como imóveis e outros, que juntos somem 300 mil reais ou mais;
  • Arrecadaram rendimentos não tributáveis acima de 40 mil reais.

Aliás, há algumas situações referentes a isenções que precisam ser consideradas, bem como: doenças em nível severo e aposentados acima de 65 anos de idade e que não apresentam renda secundária.

O recibo do IRPF pode ser encontrado de forma rápida, porém é necessário frisar que o aplicativo da Receita Federal não dispõe desta opção, exigindo que o solicitante tenha que acessar o site oficial do portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Esse documento comprobatório serve para que o contribuinte possa conferir cada uma das informações referentes ao seu perfil na Declaração IRPF 2024.

Como consultar o Extrato do IRPF

Posto isso, é chegado o momento de saber de fato como consultar o Extrato IRPF 2024 e suas alíquotas do imposto de renda 2024 para que você visualize com detalhes sobre se houve alguma irregularidade em sua declaração ou se há valores excedentes para serem obtidos através da restituição do Imposto de Renda 2024. Veja com atenção:

  1. Acesse primordialmente o portal oficial do e-CAC neste site;
  2. Logo de início será obrigatório escolher uma forma de acesso de acordo com sua preferência (código de acesso e CPF/CNPJ + senha ou via site Gov.Br);
  3. Na sequência, complete o procedimento do site e adentre ao portal;
  4. Uma vez dentro do sistema, escolha pela opção “Declaração e Demonstrativos”;
  5. Posteriormente, na aba “Serviços”, prefira o campo “Meu Imposto de Renda” e depois “Extrato da DIRPF”;
  6. Agora basta clicar em “Consultar” para visualizar todas as informações desejadas;
  7. Por fim, selecione “Baixar” se quiser emitir a sua guia.

Confira ainda outros artigos que podem ser do seu interesse:

Quais documentos devem ser guardados

Outra dúvida muito comum dentro desta temática é: quais os documentos que precisam ser guardados por quem realiza a Declaração do Imposto de Renda. E isso inclui até quem tem que declarar ações no imposto de renda 2024.

Este questionamento surge das situações onde muitas vezes o contribuinte precisa consultar ou solicitar ou novo envio de sua declaração. Além disso, há outros casos onde a apresentação dos documentos se faz necessária, bem como: retificação imposto de renda 2024, restituição e malha fina IR 2024.

Recuperar Recibo IRPF: Como Fazer e Para Que Serve
Recuperar Recibo IRPF: Como Fazer e Para Que Serve

Para tanto, há uma lista considerável de documentos e dados que cada contribuinte precisa guardar consigo após completar o envio de sua declaração IR. Confira cada um destes itens:

  • Recibo da Declaração IR;
  • Comprovantes do pagamento deste tributo e similares;
  • Comprovantes de recebimentos e lucros de capital;
  • Comprovante de pagamento do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais);
  • Recibos de aluguéis ou reformas;
  • Despesas dedutíveis;
  • Informes gerais de rendimentos;
  • Extratos de recebimentos e benefícios advindos da Previdência Social;
  • Comprovantes de pagamentos e contribuições do Extrato INSS para imposto de renda 2024;
  • Entre outros documentos utilizados em sua Declaração do Imposto de Renda no ano-base.

Indo mais além, também é comum que os brasileiros fiquem indecisos quanto ao tempo que tais informações precisam ser guardadas e a verdade é que a própria Receita Federal do Brasil (RCB) indica um prazo adequado de 5 anos.

Logo, quem for fazer a declaração do imposto de renda 2024 vai precisar guardar toda a documentação até 2028 e assim sucessivamente.

Manter o ordenamento nem sempre é fácil nestas circunstâncias, por isso existe uma série de dicas para te auxiliar neste momento, tais como: faça o agrupamento por períodos (12 a 12 meses), guarde sempre em locais livres de umidade e faça cópias para sempre dispor de uma segurança extra.

Todas essas informações anexadas poderão ser utilizadas caso a RFB verifique algum dado errôneo, demandando a apresentação para que o indivíduo justifique-se. Veja como funciona! Também recomendamos que veja as regras do imposto de renda RIR 2024.

Como recuperar recibo IRPF

A recuperação da Declaração do Imposto de Renda mostra-se como necessária em variadas ocasiões. Portanto, é crucial que cada contribuinte saiba exatamente o que é preciso ser feito para alcançar esse objetivo quando o mesmo for necessário.

Dito isso, preparamos uma manual prático e acessível para que qualquer pessoa conheça o que deve ser feito nesta situação. Acompanhe e tire cada uma de suas dúvidas quanto a este respeito:

  1. Retorne ao portal e-CAC clicando aqui;
  2. Refaça o seu login conforme ensinamos anteriormente;
  3. Efetue sua identificação e complete o procedimento de segurança do site;
  4. Após logar, prontifique-se de navegar pelo portal e procure pela opção “Declaração Imposto de Renda” e escolha o ano referente à sua procura;
  5. Você será informado de uma série de opções que poderão ser realizadas;
  6. Neste campo também será possível averiguar informações básicas como suas contribuições com a Receita Federal ou para com a Previdência Social;
  7. Agora se você preferir um acesso completo à sua declaração realizada anteriormente ou até mesmo de anos anteriores, saiba que essa consulta pode ser um pouco mais complexa;
  8. Para tal, siga para o site;
  9. Lá você encontra os programas gerados da declaração do Imposto de Renda;
  10. Busque pela versão relacionada ao ano em questão e verifique se há atualizações disponíveis;
  11. Ao obtê-lo, refaça uma instalação e abra-o em seu computador;
  12. No menu inicial, procure por suas Declarações anteriores, já que as mesmas ficam salvas no sistema do programa;
  13. E pronto, consulte tudo o que julgar necessário!

Obs.: Atente-se para o fato que o programa do IRPF escolhido precisa ser compatível com o sistema operacional do seu computador ou notebook. Sendo assim, escolha entre as versões para: Windows, MacOS, Linux, Solaris ou Multiplataformas.

5/5 - (2 votes)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *