Se você chegou até este artigo é bastante provável que tenha dúvidas sobre como obter o Extrato IRPF 2023.
Sabendo das dificuldades que muitos brasileiros enfrentam neste processo que é fundamental para quem precisa contribuir com a Declaração do Imposto de Renda 2023, elencamos alguns tópicos que você precisa conhecer.
Posto isso, continue a sua leitura e aprenda a fazer a consulta e emitir o Extrato IRPF 2023, além de obter o número recibo IRPF. Mantenha-se informado!

Conteúdo do Artigo
Consulta Extrato IRPF
Primordialmente, a consulta do extrato IRPF 2023 permite que você alcance todas as informações que está procurando à medida que também abre espaço para averiguar possíveis erros de digitação.
Lembrando que durante esse processo você poderá realizar a atualização de dados cadastrais contanto que o mesmo respeite o prazo limite de 24 horas após a declaração IR. É possível até mesmo conseguir recuperar seu recibo IRPF.
Posto isto, orientamos que você faça a consulta previamente e confira se todos os dados indicados estão corretos. Para tanto, caso seja a sua primeira Consulta Extrato IRPF, siga o nosso guia descrito abaixo:
- Vá até o site do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) clicando aqui: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index.
- Faça um login e avance ao portal virtual;
- Logo na página inicial, busque por “Declarações” e depois em “Demonstrativos”;
- Este será o momento de clicar em “Extrato IRPF” e escolher o ano desejado, neste caso “2023”;
- Por último, escolha “Consultar”;
- E pronto, você poderá visualizar todas as informações requeridas quanto ao seu “Extrato IRPF 2023”!
Entenda também:
Extrato IRPF
Este documento permite que você analise todas as informações referentes ao seu perfil como contribuinte na Declaração do Imposto de Renda 2023 Pessoa Física.
É por meio do extrato que você tem uma melhor visualização da informações desejadas, além de abrir possibilidades para comprovar que não está em débito com a Receita Federal.
Extrato imposto de renda 2023
Agora que você já compreendeu a real importância do Extrato IRPF, precisamos destacar que ele poderá ser obtido pessoalmente em qualquer agência da Receita Federal ou ainda pela internet.
Confira como emiti-lo online e oficialmente na versão referente ao ano de 2023 pelo site do Centro Virtual de Atendimento:
- Retorne ao portal e-CAC;
- Escolha a opção mais fácil para o seu login;
- Preencha o formulário de identificação;
- Dentro da plataforma, procure por “Demonstrativos”;
- Prossiga em “Extrato do Processamento da DIRPF” e depois em apenas em “Extrato”;
- Na página subsequente você deverá assinalar o tópico “Situação”;
- Posteriormente, cada uma das informações referentes ao seu perfil serão listadas;
- Verifique-as e, por fim, selecione o campo “Emitir”;
- Faça o download e destine o extrato do imposto de renda para o fim desejado.
Extrato INSS para imposto de renda
O extrato do INSS é outra serventia muito importante para quem precisa declarar o Imposto de Renda 2023, uma vez que tanto os aposentados e pensionistas quanto outros indivíduos que estejam recebendo benefícios da Previdência Social possam justificar-se perante a Receita Federal.
Este demonstrativos contam com informações cruciais à sua Declaração do Imposto de Renda. Portanto, veja como fazer a emissão:
- Procure pelo site da Previdência Social em seu navegador e clique em “Extrato para Imposto de Renda” ou, se preferir, utilize-se deste link: https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml;
- Inicialmente, elenque qual o ano-base de sua consulta que neste caso deve ser “2022” para aplicação no Extrato IRPF de 2023;
- Logo abaixo, insira o seu número do benefício (sem traços ou pontos);
- Indique a sua data de nascimento e, posteriormente, o nome do beneficiário;
- Informe o número de seu CPF;
- Confira se todas as informações inseridas estão corretas e faça o procedimento de segurança do portal clicando em “Não sou um robô”;
- Assinale o botão “Consultar”;
- Você irá ser redirecionado para uma página onde poderá visualizar as informações solicitadas;
- Enfim, desça o cursor até o final da página para emitir o seu Extrato INSS para imposto de renda 2023;
- Se preferir, faça a impressão. Todavia, somente o arquivo digital é que será aplicado durante a sua Declaração do Imposto de Renda como Pessoa Física em 2023;
- E pronto!
Redobre sua atenção no momento de preencher os dados e antes da emissão, garanta que todas as informações referentes ao seu benefício previdenciário estão devidamente expressas neste documento.
Número recibo IRPF
O número recibo IRPF, como o nome já indica, trata-se de uma numeração composta por 12 dígitos e pode ser utilizada tanto para obter a Declaração Retificadora como também para a Declaração de Ajuste Anual.
Em ambos os casos você precisa ficar atento aos dados secundários que podem ser solicitados.
Neste aspecto, saber consultar e obter uma cópia do número recibo IRPF 2023 permanece sendo fundamental a todos os contribuintes ao imposto de renda neste ano de 2023.

Embora tratemos estritamente do processo via portal e-CAC por ser mais fácil, compreenda que também existe a possibilidade de optar pela consulta através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS.
Para te ajudar nesta alçada, preparamos um passo a passo que com certeza fará o processo parecer fácil. Veja só:
- Acesse o Portal e-CAC através de seu navegador predileto neste link direto: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index;
- Escolha a forma de login que seja mais fácil ao seu perfil (via código de acesso, conta Gov.Br ou certificado digital). Considere ter em mãos o número do CPF/CPNJ, pois ele será obrigatório para ambas as opções;
- Confirme o seu acesso e adentre ao portal e navegue;
- Na lupa de pesquisa, busque por “Número Recibo IRPF”;
- Automaticamente você será redirecionado para uma página onde constará a sua numeração;
- Se preferir, clique em “Download” para fazer a emissão.
A propósito, assim que você termina a sua Declaração do Imposto de Renda via Programa IRPF 2023, o seu número recibo do IRPF é automaticamente salvo pelo sistema diretamente no aparelho onde o processo foi realizado, seja um computador, um notebook ou até mesmo um tablet.
A verdade é que, como esse programa costuma sofrer uma série de atualizações posteriores ao período da Declaração IR e até mesmo durante, muitos dados podem ser corrompidos. Por isso, a forma mais eficiente é através do Portal e-CAC.
Lembre-se, entretanto, que em muitos casos pode ser necessário fazer o agendamento do imposto de renda 2023.