Imprimir CPF 2024: Como Tirar, CPF Digital e Como Regulamentar

Ter um número de CPF é obrigatório para todo e qualquer indivíduo. Por outro lado, este processo costuma gerar uma série de dúvidas quando relacionado com outras vertentes. Assim, quem precisa imprimir CPF deve entender como funciona o passo a passo e realizar o procedimento sem maiores problemas.

Em contraponto, a Receita Federal pode exigir o CPF do contribuinte em uma série de ocasiões, com por exemplo no momento da declaração do IRPF 2024 ou até mesmo para quem nunca precisou contribuir anteriormente com o imposto de renda 2024.

Entenda a seguir, tudo isso e muito mais sobre como imprimir CPF e ficar em dia perante a Receita Federal do Brasil!

Imprimir CPF: Como Tirar Documento, Regras e Plataforma Web
Imprimir CPF: Como Tirar Documento, Regras e Plataforma Web

Como Tirar CPF

O Cadastro de Pessoa Física – CPF consiste em um documento identificatório de cada indivíduo que nasceu no Brasil. Ele é expedido pela Receita Federal e deve ser obtido logo na infância, tendo em vista sua usabilidade.

Aliás, com o CPF você consegue acessar uma série de serviços, consultas e solicitações, tais como: declarar imposto de renda 2024, solicitar auxílios e serviços sociais.

Desta maneira, é imprescindível que cada indivíduo disponha de seu CPF ao passo que o mesmo também apresenta integralização direta com outros documentos.

Embora as novas versões do RG já sejam impressas juntamente ao CPF, ele ainda merece um destaque superior por parte de quem precisa solicitá-lo pela primeira vez ou até mesmo quem deseja tirar a segunda via do CPF.

Pensando nisso, elaboramos um guia para lhe auxiliar no processo de obtenção do CPF de forma rápida e fácil para que qualquer brasileiro possa fazer. Acompanhe com atenção:

  1. Acesse o site da Receita Federal e procure na aba principal por “Serviços”;
  2. Se preferir, utilize o nosso link direto descrito aqui https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp;
  3. Em sequência, será necessário que você informe todos os dados tidos como obrigatórios e prossiga para a parte de contrato;
  4. Agora, lembre-se de informar cada uma das informações dando preferência para as mais recentes;
  5. Releia para ter a certeza que não houve nenhum omissão ou erro de digitação;
  6. Logo em seguida, clique em “Enviar”;
  7. Caso você tenha verificado qualquer tipo de erro, selecione a opção “Limpar” para iniciar uma nova solicitação do zero;
  8. Terminou essa etapa? Se sim, agora você deverá escolher o campo “Consultar” para verificar qual é a numeração do CPF requerido. E pronto!

Como pode ser visto acima, são diversas as informações, documentos e dados obrigatórios durante o processo de solicitação do CPF. Para facilitar a sua vida, englobados tudo em uma lista, onde você conseguirá fazer o ordenamento de modo mais prático. Confira quais são:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Título de eleitor;
  • Sexo;
  • Naturalidade;
  • Nome materno;
  • CEP;
  • Município;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Etc.

Outros artigos que podem ser de seu interesse:

Aplicativo CPF Digital

Quem preferir obter os benefícios que as tecnologias podem proporcionar, pode se impressionar com a principal novidade deste segmento que é o Aplicativo CPF Digital.

Assim, você não precisa se preocupar com a impressão física do documento, uma vez que ele pode ser emitido de forma virtual e estar na palma da sua mão através de seu smartphone.

Imprimir CPF: Como Tirar Documento, Regras e Plataforma Web
Imprimir CPF: Como Tirar Documento, Regras e Plataforma Web

Entenda que o aparelho é ofertado tanto através da Play Store quanto da Apple Store. Todavia, as versões são diferentes e por isso você precisa escolher entre o aplicativo para Android ou para iOS.

Lembre-se, entretanto, que o CPF deverá ser emitido previamente conforme ensinamos acima. Depois basta identificar-se ao aplicativo para alcançar o dado desejado em sua versão digital. Com esse dado já é possível, por exemplo, recuperar o recibo IRPF 2024 por exemplo.

Imprimir CPF de contribuinte que nunca fez a declaração IRPF

Se você nunca contribuir para com o Imposto de Renda Sobre Pessoa Física e precisa consultar a real situação do seu CPF, será essencial conhecer o procedimento. A propósito essa é uma das situações que mais geram dúvidas aos brasileiros.

Acima de qualquer coisa, será necessário ter uma conta com senha de acesso pré cadastrada no portal oficial da Receita Federal. Veja só como funciona:

  1. Adentre ao site da Receita Federal através de seu navegador favorito;
  2. Ou clique neste link para um acesso direto: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp;
  3. Lá você será apresentado a um formulário base que precisa ser preenchido como: nome completo do requerente, nome materno, CPF e título de eleitor, se houver;
  4. Complete essa etapa no campo “Enviar”;
  5. Agora você poderá verificar as informações e clicar em “Imprimir” para enfim emitir o seu CPF.

Imprimir CPF de Contribuinte que já apresentou declaração do IRPF

No caso onde o contribuinte já contribui anualmente com a Declaração do Imposto de Renda 2024 como Pessoa Física, inclusive neste período ativo, o processo é relativamente dissemelhante.

Caso você adeque-se a este grupo justamente, será de suma importância conhecer o passo a passo para chegar até este objetivo. Veja como funciona na prática, tendo em vista que o procedimento somente é alcançado por meio do Centro de Atendimento virtual (e-CAC):

  1. Primordialmente, acesse o site do portal e-CAC aqui https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login;
  2. Selecione a forma mais fácil para o seu acesso (CPF, senha e código de acesso ou via site Entrar Gov.BR);
  3. Escolha o campo “Avançar”;
  4. Na sequência, procure pela opção “CPF” e depois opte por “Emitir”;
  5. Você deverá completar todas as etapas exigidas pelo sistema, inclusive os passos se segurança da conta;
  6. Escolha novamente “CPF” e, logo em seguida por “Consultar”;
  7. Visualize o status de seu CPF, principalmente após completar a etapa da Declaração dentro do prazo do Imposto de Renda 2024;
  8. Quando houver algum problema, muito possivelmente você caiu na malha fina IR e deverá tomar as medidas cabíveis.

CPF – Como Regulamentar

Sempre que o seu CPF estiver em situação irregular, haverá a necessidade de regularizá-lo junto à Receita Federal Brasileira.

Por mais que esse processo pareça complexo ele é bastante simples e qualquer indivíduo pode realiza-lo caso conheça os passos certos.

Para tanto, conclua todas as etapas de seu imposto de renda, pague as multas e os juros acumulados, corrija quaisquer dados que tenham sido declarados erroneamente e faça isso com o máximo de antecipação.

Em seguida, não será necessária mais nenhuma ação, isso porque o seu CPF será regularizado automaticamente.

Contudo, entenda que o processo pode demorar para cada situação, principalmente se o documento ficar irregular por um período longo. Aconselhamos que acompanhe também mais informações sobre o programa Sicalc.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *