Malha Fina IR 2024: Como Funciona, Fatores, Multa e Como Corrigir

Cair na Malha Fina IR 2024 é o medo de muitos brasileiros e com razão, visto que que esse monitoramento serve para analisar qualquer tipo de irregularidade na Declaração do Imposto de Renda, podendo culminar em malefícios ao contribuinte.

De fato, o processo do IR exige muito cuidado por parte dos brasileiros, uma vez que a Receita Federal tem um perfil bastante exigente e ser pego na chamada malha fina IR 2024 é, com certeza, algo que você não vai querer.

Caso isso ocorra não é o fim do mundo, mas você deverá estar atento aos incontáveis aspectos que envolvem essa questão para sanar qualquer dívida que possa surgir. Saiba mais!

Malha Fina IR 2024: Como Funciona e Como Corrigir
Malha Fina IR 2024: Como Funciona e Como Corrigir

Como Funciona a Malha Fina IR 2024

Cada vez mais o monitoramento da Receita Federal do Brasil (RFB) tem sido alvo de agilidade, sobretudo pelas melhorias e atualizações feitas no sistema responsável pelas averiguações.

Agora, qualquer contribuinte que tenha tido irregularidades em sua Declaração do IR 2024, será notificado em menos de 24 horas após o preenchimento do formulário. Esta incidência gerar ainda menos tempo para que o mesmo deparar-se com o erro e realizar o reconhecimento seguido da atualização para evitar as multas geradas por tal ato.

Logo, são ainda maiores as exigências para que o indivíduo atente-se em completar a sua Declaração do Imposto de Renda em 2024 e nos demais anos com o máximo de atenção.

Além disso, não vale a pena omitir dados em virtude de que eles serão descobertos e você terá que arcar com as consequências. Ademais, é fundamental regularizar suas pendências para com a Receita Federal, tendo em vista que esse problema não incide apenas financeiramente.

Em conformidade com o que relatamos acima, os problemas advindos de cair na malha fina do IR 2024 estão relacionados com a inaptidão do indivíduo em questão na solicitação ou continuidade das seguintes ações/benefícios:

  • Emitir documentos como RG, imprimir o CPF, CNH ou passaporte (primeira e segunda via);
  • Participar de concursos públicos;
  • Conquistar bolsas estudantis no Ensino Superior (Fies, SISU e ProUni);
  • Adquirir empréstimos e créditos através de agências bancárias conveniadas ao Governo Federal;
  • E muitos outros!

Quais Fatores Levam a Cair na Malha Fina IR

A inconsistência das informações aplicadas no formulário de Declaração do IR é apenas um dos fatores que podem levar você a cair na Malha Fina IR 2024.

Assim, orientamos a todos os contribuintes que realizarão a Declaração do IR neste ano, a atuar de maneira prévia e prestar bastante atenção quanto ao processo de digitação.

Lembre-se, no entanto, que também é bastante comum a Receita Federal reter a declaração de um contribuinte após identificar a falta de documentos. Dito isso, verifique quais são os principais documentos necessários neste quesito e aproveite para organizá-los previamente:

  • RG CPF e Título de Eleitor;
  • Comprovante de residência;
  • Extrato do INSS 2024, se houver.
  • Demais comprovantes referentes aos informes de rendimentos, como o carnê leão 2024 (autônomos);
  • Notas fiscais e recibos (autônomos);
  • Documentos referentes aos dependentes diretos, nas modalidades que forem necessárias;
  • Etc.

De modo direto, a presença de informações cadastrais incorretas e a incoerências nos valores declarados incidiram na retenção da sua declaração.

Para tanto, ficar longe dos erros e revisar todas as informações é o passo mais importante para fugir das punições impostas a quem cai na malha fina da Receita Federal.

Confira também esses artigos que podem ser de seu interesse:

Como Saber se Caí na Malha Fina IR 2024

Para saber se você caiu na malha fina do Imposto de Renda 2024, redobre a sua atenção quanto aos dados inseridos em sua declaração primeiramente.

Indo mais além, o próprio sistema da Receita Federal lhe envia uma notificação pelos meios informados no processo de preenchimento do formulário.

Malha Fina IR 2024: Como Funciona e Como Corrigir
Malha Fina IR 2024: Como Funciona e Como Corrigir

Por outro lado, a forma mais eficiente é aguardar a divulgação oficial por parte da Receita Federal utilizando-se do App “Meu Imposto de Renda” que fica disponível nas principais lojas de aplicativos, bem como a Apple Store e a Play Store.

Lembre-se ainda que você precisará dispor de um smartphone com o sistemas operacionais Android ou iOS para acessá-lo. Após finalizar o download e acessar a plataforma, basta clicar em “Notificações” para verificar se você caiu ou não na malha fina do IR 2024.

Como corrigir dados citados incorretamente no IR 2024

Ao identificar qualquer tipo de divergência em sua declaração, há medidas pertinentes ao contribuinte, contanto que as mesmas sejam efetuadas dentro de um período de 24 horas após o envio do formulário oficial, para isso fique sempre atento ao cronograma do imposto de renda 2024.

A pendência em questão precisará ser reestabelecida para que uma nova declaração seja enviada, para enfim a Receita Federal analisar todos os dados e verificar a veracidade dos mesmos.

Não dê chance para o azar, já que a Receita Federal está cada vez mais automatizada para identificar possíveis fraudes.

Ademais, siga o nosso passo a passo descrito abaixo para conferir como deve ser feita a retificação do imposto de renda 2024 e dos dados errôneos informados na sua declaração, desde que esteja dentro do período limite permitido. Atente-se:

  1. Retorne ao Programa do Imposto de Renda 2024 e abra o seu perfil;
  2. Logo no início, selecione o item “Declaração” e, logo em seguida, clique em “Retificar”;
  3. Determino o que deve ser alterado e faça as atualizações que julgar necessário;
  4. Releia para evitar novos erros e complete o envio;
  5. Pronto, a sua retificação estará pronta e menores serão as suas chances de cair na Malha Fina IR 2024!

Multas e Punições

Afinal de contas, a multa gerada a estes indivíduos é um dos fatores que mais pesam para quem cai na malha fina, até porque trata-se de uma valor extra que precisa ser para afim de restabelecer sua condição perante a Receita Federal e o Governo Brasileiro, de modo que você fique em dia e não tenha mais juros acumulados.

Neste sentido, tal multa vai crescendo conforme o passar do tempo, podendo alcançar um percentual de até 20% acima do valor original. A multa para quem não declarar o Imposto de Renda neste ano será de R$ 165,74.

Contudo, podem haver variações que culminarão em valores ainda maiores, principalmente àqueles que se negarem a contribuir ou se omitam da responsabilidade da multa gerada. Você pode até optar pelo parcelamento do IRPF 2024, se não conseguir quitar a vista.

Portanto, faça tudo com o máximo de antecedência para evitar a malha fina. Agora se mesmo assim você for autuado, mantenha-se tranquilo e siga todos os passos definidos pela RFB!

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *