Parcelamento IRPF 2024: Como Funciona e Como Pagar

O Parcelamento IRPF 2024 é uma oportunidade para que todos os contribuintes possam cumprir com suas responsabilidades perante a Receita Federal de uma forma que vai pesar menos no bolso pela dissolução do valor.

Embora apenas alguns brasileiros saibam que o parcelamento é algo possível no IRPF – Imposto de Renda 2024 da Pessoa Física, cada vez mais tem-se optado por tal modalidade por facilitar o pagamento deste tributo obrigatório. Continue lendo e fique por dentro de tudo sobre o Parcelamento IRPF 2024.

Parcelamento IRPF 2024: Quem Pode Solicitar e Como Fazer
Parcelamento IRPF 2024: Quem Pode Solicitar e Como Fazer

Como Funciona o Parcelamento IRPF 2024

O Imposto de Renda da Pessoa Física, como o nome já evidencia, é um tributo recolhido anualmente pela Receita Federal em harmonia com o Governo Federal do Brasil, cujos valores arrecadas são destinados a própria população através de programas sociais, educação, saúde, etc.

Disto isso, os brasileiros que se enquadram nos requisitos primários da contribuição devem realizar o procedimento dentro do prazo limite que vai de março até abril de 2024.

Mesmo que o período seja relativamente extenso, é importante focar em concluir essa etapa o quanto antes, tendo tempo para quaisquer ações que façam-se necessárias em seguida.

Por mais que os valores sejam relativamente acessíveis e considerem os rendimentos por parte do indivíduo, o parcelamento é sempre uma possibilidade de arcar com o seu pagamento sem precisar se endividar.

Antes de mais nada, precisamos ressaltar que para o parcelamento ser possível, a dívida do IRPF deverá ser de, no mínimo, R$ 100,00. Caso contrário, apenas o pagamento à vista é que será aceito.

Aliás, nem sempre o parcelamento é algo viável. Isso acontece porque o pagamento em mais de uma vez poderá ter acréscimos indesejados.

Em síntese, a primeira parcela sempre é relativizada como uma parte do tributo em seu valor padrão, enquanto que os demais meses subsequentes terão acrescidos 1% da Taxa Selic, que significa Taxa Básica de Juros da Economia.

Os acréscimos podem elevar o valor primário, culminando em um custo superior que acaba não justificando o parcelamento. Então fique de olho e evite pagar ainda mais impostos, sem que haja tal necessidade!

Entenda também:

Diferença entre o pagamento à Vista e Parcelado

Outro questionamento que costuma assolar quem irá pagar o IRPF 2024 é a dúvida quanto ao pagamento parcelado ou à vista. Apesar de parecer uma decisão simples, ela envolver diversas questões secundárias e você será beneficiado ao analisar muito bem as opções antes de fazer uma escolha precipitada.

É fato que o pagamento à vista traz incontáveis pontos positivos, como por exemplo os percentuais de desconto a prioridade no momento de receber a restituição.

Mas não é só isso! No pagamento em uma única parcela, você evita o acúmulo de juros Selic, até porque a amplificação destas parcelas chega a pontos que continuam contando e na somatória o valor final pode assustar o contribuinte.

Todavia, sempre que você solicitar o parcelamento e se arrepender da quantidade escolhida, haverá a opção de adiantar as parcelas e consequentemente ir abatendo juros.

De forma análoga, a Receita Federal também permite que o contribuinte faça o reparcelamento de seu débito. Apesar disso acarretar em um aumento respectivo da Taxa Selic, os benefícios resumem-se a evitar a multa pelo não pagamento que pode chegar a até 20% do valor primário.

Outra vantagem do reparcelamento é que, ao cumprir com o pagamento regular das parcelas, você não é penalizado com a perda do acesso a empréstimos bancários, créditos com o Governo Federal, participação em concursos públicos ou ainda o ingresso ao ensino superior por meio de bolsas e programas estudantis. E claro, lembre-se sempre de seguir o cronograma imposto de renda 2024, se optar por parcelar.

Como pagar parcelamento IRPF 2024

Prefere pagar parcelado pelas incontáveis facilidades proporcionadas? Pois bem, então saiba que é preciso ter uma atenção redobrada para não errar nesta escolha, até porque a solicitação precisará ser feita antecipadamente já no ato da Declaração do IR.

Acompanhe o nosso passo a passo definido abaixo, e veja como fazer o pedido do parcelamento:

  1. Baixe o programa gerador do IR, clicando aqui: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf;
  2. Escolha a versão adequada ao sistema operacional do seu computador;
  3. Instale e abra o arquivo;
  4. Identifique-se e siga na opção “Declaração Imposto de Renda 2024”;
  5. Siga completando todos os campos obrigatórios;
  6. Antes de enviar, confira se todos os dados estão certos;
  7. Finalize escolhendo a forma de pagamento e, nesta etapa, selecione o número de parcelas atentando-se ao acréscimo da Taxa Selic;
  8. Por fim, conclua enviando a sua Declaração IR dentro do prazo limite e completando os pagamentos.

Caso seja de sua vontade fazer o reparcelamento das parcelas do IRPF ou efetuar o parcelamento após indicar um pagamento à vista no ato da declaração, tal pedido vai precisar ser completado através do site oficial da Receita Federal. Basta clicar aqui: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br.

Outra forma fácil de completar essa etapa é através do portal e-CAC. Ele é bem intuitivo e pode ser acessado pelo site: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login.

Nas duas situações você deverá ter em mãos os principais documentos e dados utilizados no ato da Declaração do Imposto de Renda. Além disso, evite uma solicitação que ultrapasse o vencimento da parcela anterior, por isso culminará em maiores taxas além dos juros provenientes dos dias de atraso.

Como obter o DARF

De acordo com o que ressaltamos acima, o boleto para o pagamento à vista ou parcelado do IRPF é chamado de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). E é possível fazer a emissão da DARF online.

Este documento é de suma relevância tanto para pagar a DARF físico como também para a quitação online. Em ambos os casos, solicite o boleto através dos seguintes passos:

  1. Em primeiro lugar, vá até o site Regularize neste link direto: https://www.regularize.pgfn.gov.br/;
  2. Logo na página iniciar, escolha o campo “Emitir Guia de Pagamento”;
  3. Depois, clique em “Emitir DARF/DAS”;
  4. Escolha entre as versões definidas como “Parcial” ou “Integral”;
  5. Na sequência, faça o download do boleto oficial com os valores atualizados;
  6. Siga para o pagamento online com o app de seu banco favorito ou efetue a impressão e faça o pagamento em uma agência bancária.

Pague em dia e evite cair na malha fina IR 2024, pois pode sair caro ser auditado.

Tome Nota: o serviço online do Regularize fica disponível para acesso dos contribuintes apenas de segunda até sexta-feira, das 7:00 h às 21:00 h. Finais de semana e feriados o sistema permanece inativo.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *