Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2023: FIIS

Se você está se perguntando como declarar ações no imposto de renda 2023, este é o conteúdo certo para o seu perfil, pois neste artigo trataremos de tudo o que você precisa saber com os principais detalhes.

Continue lendo e entenda como declaração ações no IR, como funciona a declaração para quem comprou e vendeu ações no mesmo ano e como fazer a declaração fundos imobiliários no imposto de renda 2023. Não perca!

Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2023: Informações
Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2023: Informações

Como declarar ações no imposto de renda 2023

De modo direto, a declaração do imposto de renda 2023 deve ser feito por que investiu na bolsa de valores, ativos ou até mesmo nas muito buscadas criptomoedas durante o ano base.

Isto é, se você se enquadra nas descrições para cumprir com tal obrigação, deverá declarar cada uma das ações que estejam em seu nome até o último dia de 2022 (31 de dezembro).

Assim, você estará informando a Receita Federal os exatos ganhos durante esse período. Mas afinal de contas, como declarar ações no imposto de renda na prática? É exatamente neste ponto que iremos te ajudar com o passo a passo de logo mais. Acompanhe:

  1. O primeiro passo é ir até o portal da Receita Federal e buscar pelo programa do imposto de renda 2023 compatível com o sistema operacional do seu computador. Para isso, clique aqui;
  2. Faça o download, instale e abra o programa;
  3. Logo no campo inicial, busque pela opção “Bens e Direitos” e em seguida por “Novo”;
  4. Agora escolha o botão “Editar” e Depois em “Códigos”;
  5. Neste campo, será preciso preferir o item “31 – Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica)”;
  6. Na aba, localização opte por “Brasil” que é o código “105”;
  7. Para além disto, agora será necessário descrever cada um das ações, CNPJ das empresas e, por fim, a corretora que auxiliou na compra. Tudo isso dentro da aba “Discriminação”;
  8. Ao final, o último passo será definir quais ações estão ou estiveram em seu nome até o dia 31 de dezembro de 2022;
  9. E pronto, basta obter a guia para o pagamento da Declaração do Imposto de Renda e completar essa etapa para ficar em dia perante a RFB!

Comprei e vendi ações no mesmo ano como declarar

Outra dúvida muito comum entre os solicitante do imposto de renda 2023, é como declarar ações compradas e vendidas no mesmo ano.

Isso ocorre porque a regra primária condiz com as ações presentes em seu nome no dia 31 de dezembro do ano base. Com isso, se a posição estiver zerada neste sentido, você irá precisar seguir o manual abaixo:

  1. Reabra o seu programa gerado de declaração do imposto de renda;
  2. Inicie uma nova solicitação clicando em “Novo”;
  3. Na etapa seguinte, opte por “Bens e Direitos”;
  4. Em seguida, prefira o “código 31 – Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica)”;
  5. Posteriormente, selecione a aba “Discriminação”;
  6. Preencha seus dados e, nesta situação, tanto o campo “Situação em 31/12/2021” quanto o “31/12/2022” permanecerão zerados;
  7. Com isso, vai ser gerada uma mensagem padrão “O campo indicativo Valor do Bem não foi informado” junto a uma imagem de atenção;
  8. Mesmo assim você não será impedido de completar a declaração e é exatamente isso que deve ser feito;
  9. Por último, o passo secundário que não pode faltar é lançar cada um dos lucros/prejuízos pertinentes à “Renda Variável” ou “Operações Comuns e Day Trade”.

Saiba Mais:

Como declarar Fundos Imobiliários

A complexidade do regulamento do Imposto de Renda 2023 também está relacionado com a declaração de Fundos Imobiliários. Tanto quem já está acostumado com este processo ou aqueles que são declarantes de primeira viagem vão precisar de ajudar para declarar FIIs no Imposto de Renda.

Como declarar Fundos Imobiliários
Como declarar Fundos Imobiliários

Aqui, as normas são semelhantes ao que ocorre no caso das ações que ressaltamos anteriormente, ou seja, você vai ter que declarar as cotas de FIIs que estejam em seu nome no último dia do ano base. Lembre-se sempre de ficar atento aos prazos do imposto de renda 2023.

Com isso a Receita Federal pode agregar estes dados para gerar a guia para pagamento do imposto de renda. Logo, o FIIS no IR 2023 dispõe de um ordenamento que exige os passos certos por parte do contribuinte que não quer ficar negativo em sua declaração.

Em outras palavras, somente aqueles que possuem bens desta natureza é que vão precisar agrega-los na Declaração IR, contudo omitir tais dados acarretará em problemas de grande magnitude aos mesmos.

Dito isso, prossiga de acordo com nosso direcionamento definido no tópico abaixo para alcançar cada um dos seus objetivos primários:

  1. Organize e ordene cada um dos rendimentos relacionados ao seu bem em questão e os demais documentos necessários para a sua Declaração IRPF 2023 convencional;
  2. O próximo passo entrar no Programa Gerador do Imposto de renda;
  3. Na página inicial, selecione “Novo” para iniciar uma nova declaração;
  4. Se quiser também há a opção de exportar dados de declarações antigas para somente atualizar. Em ambos os casos, tenha o máximo de cautela para não realizar uma declaração errônea;
  5. Entre as fichas disponíveis, opte pela de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e, na sequência, pelo código de número 26 que é definido como “Outros”;
  6. Agregue agora o nome e o CNPJ em questão e siga para a aba “Descrição”;
  7. Neste ponto, faça a descrição de todos os rendimentos desta natureza juntamente com os ganhos de capital;
  8. Sequencialmente, vá até “Renda Variável”;
  9. Selecione “Operações de Fundos de Investimento Imobiliário”;
  10. Indique qual foi o mês que cada operação ocorreu dentro do ano base;
  11. Não se esqueça de declarar tanto os lucros quanto os prejuízos;
  12. Enquanto isso, escolha o código de número 73 “Fundos de Investimento Imobiliário” para informar novamente o número de cotas;
  13.  No campo “Situação” será obrigatório definir as demais datas, repetindo o processo quantas vezes forem necessárias até que a sua declaração esteja devidamente completada com o FIIS.

Obs.: Compreenda que todo o processo deve ser efetuado de forma rápida pelo contribuinte contanto que o mesmo saiba selecionar o programa gerador compatível com o sistema operacional de seu computador ou tablet. Aliás, se houverem atualizações disponíveis, as mesmas vão precisar ser completadas previamente!

Lembre-se que ainda é possível checar se sua declaração está na base de dados da Receita Federal.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *