GCAP 2024: Download, Como Declarar, Preencher e Importar Dados

Todos os brasileiros que precisam declarar ganho de capital à Receita Federal neste ano através da declaração do imposto de renda 2024 devem utilizar-se do programa intitulado como GCAP 2024.

Esta plataforma é de fácil acesso e permite que qualquer indivíduo interessado realize o cálculo de seus ganhos de capital para o uso posteriormente. Então, caso você esteja interessado em saber um pouco mais sobre o GCAP 2024, dê uma atenção especial ao nosso artigo e não perca nenhum detalhe!

GCAP 2024: O Que É, Como Mexer, Validação de Informações e Mais
GCAP 2024: O Que É, Como Mexer, Validação de Informações e Mais

Como declarar ganho de Capital

Ao contrário do que muitos pensam, declarar ganhos de capital pode ser bastante prático se você aproveitar o programa GCAP, uma vez que ele foi desenvolvido com o intuito de desburocratizar a forma como a declaração dos ganhos de capital é feito no imposto de renda. E isso inclui até quem investiu ações e precisa fazer a declaração, por isso é importante que você saiba como declarar ações no imposto de renda 2024, e manter-se atualizado com os dados na receita.

Quem apresenta arrecadações desta natureza precisa declará-las devidamente num período anual. Logo, a praticidade proporcionada por este programa é de grande valia para todos os brasileiros.

Além do mais, cada um dos dados obtidos previamente podem ser exportados rapidamente para a sua declaração do Imposto de Renda 2024, otimizando seu tempo e evitando erros secundários de digitação que possam culminar em uma possível malha fina.

Confira mais artigos que lhe podem ser uteis:

Download GCAP 2024

Antes de qualquer coisa você vai precisar ter o programa GCAP em seu computador para realizar o processo desejado. Infelizmente não há um aplicativo semelhante para que você consiga realizar suas ações via smartphone ou tablet.

Assim sendo, você dependerá de um computador de mesa ou notebook. A propósito, torna-se fundamental que a escolha da versão do programa seja compatível com o sistema operacional do seu aparelho (MacOS, Windows, Linux ou Multiplataformas). Existem outras plataformas totalmente digitais do governo, como por exemplo o Sintegra e o Coleta Web.

Elaboramos um passo a passo para que você saiba exatamente como baixar e instalar o programa GCAP:

  1. Acesse o site Gov.BR clicando aqui: https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=govbr&authorization_id=17f6f779d56;
  2. Informe o seu número de CPF e clique em “Continuar”;
  3. Há ainda outras opções de login, basta escolher entre login com internet banking, login com QR Code, login com certificado digital ou em nuvem;
  4. Após estar devidamente logado, procure pela opção “Programa de Apuração de Ganhos de Capital – GCAP”;
  5. Na página seguinte, opte por “GCAP 2024”;
  6. Você será apresentado aos links de cada um dos programas;
  7. Escolha aquele referente ao sistema operacional do seu computador;
  8. Verifique se há atualizações a serem completadas;
  9. Complete o processo de instalação e abra o programa para dar sequência ao preenchimento.

Neste mesmo portal do Governo Federal é onde você consegue baixar incontáveis outros programas desenvolvidos para auxiliar o contribuinte na organização do Imposto de Renda. Aproveite, portanto, para ver se você precisa completar mais alguns downloads antes de iniciar a sua declaração IRPF 2024 neste ano.

Como preencher GCAP 2024

Assim que você realizar o download e a instalação do Programa de Apuração de Ganhos de Capital em seu computador, o passo seguinte consistirá em preenche-lo de acordo com seus ganhos de capital obtidos durante o ano-base para a declaração, ou seja, neste caso referentes a 2022.

Em linhas gerais, o preenchimento do GCAP é obrigatório para todos os indivíduos que apresentaram ganhos de capital, porém quem vai declarar tributos deste gênero pela primeira vez costuma enfrentar diversos obstáculo.

GCAP 2024: O Que É, Como Mexer, Validação de Informações e Mais
GCAP 2024: O Que É, Como Mexer, Validação de Informações e Mais

Por isso preparamos o guia de logo mais para fazer com que você saiba exatamente o que precisa ser feito.

Acompanhe:

  1. Abra o programa e informe todos os dados solicitados para logar em sua conta;
  2. Agora será o momento de escolher um “Novo Preenchimento”;
  3. Em sequência, procure pelo campo “Iniciar”;
  4. Primeiramente informe seu nome completo, data de nascimento, imprimir CPF ou CNPJ e outros documentos de identificação;
  5. Na próxima etapa, adeque todos os dados relacionados aos seus ganhos de capital durante o ano-base e não se esqueça de nenhum detalhe;
  6. Neste ponto, verifique se todas as informações estão corretas;
  7. Prossiga com o salvamento de cada passo para evitar que as informações sejam perdidas em uma possível queda de energia ou falha no sistema do programa;
  8. Na última parte será possível re-analisar cada um dos dados inseridos antes de salvar a versão final;
  9. Encontrou algum erro de digitação? Então volte e corrija;
  10. Está tudo nos conformes? Então salve e emita o seu perfil relacionados aos ganhos de capital;
  11. Por fim, transfira os dados para uma unidade externa que poderá ser qualquer cartão de memória ou pen-drive, contanto que o mesmo disponha de espaço suficiente para o armazenamento.

Importante: tome muito cuidado, durante o salvamento final do GCAP para não corromper o arquivo já preenchido!

Como importar dados do GCAP para a declaração do Imposto de Renda

Como o objetivo principal desta ação é para quem deve declarar o imposto de renda 2024, é chegado o momento de entender como exportar os dados obtidos no preenchimento do GCAP para o seu imposto de renda.

Isso fará com que o processo seja amplamente mais rápido, evitando que seja preciso efetuar uma nova seleção de documentos que comprovem cada um dos ganhos de capital.

Compreenda o passo a passo que elaboramos e não perca mais tempo no momento de importar tais dados:

  1. Vá até o seguinte site: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf;
  2. Nele você encontra o Programa IRPF 2024;
  3. Basta fazer o download e completar o processo de instalação;
  4. Aqui também será crucial escolher a versão mais recente e que seja compatível com o sistema operacional do seu computador;
  5. Agora, abra o programa e utilize-se das informações de seu perfil como contribuinte para completar cada etapa do preenchimento de sua Declaração IR;
  6. Na parte onde o sistema exige seus ganhos de capital durante o ano-base, anexe o arquivo gerado durante o preenchimento do GCAP 2024;
  7. Consequentemente, você vai precisar apenas visualizar se o arquivo não está corrompido e prosseguir com a sua declaração;
  8. E pronto!

Confirme se sua declaração está na base de dados da Receita Federal, assim da mesma forma, os demais dados obtidos através de programas análogos ao Programa de Apuração de Ganhos de Capital, também vão precisar ser adequados à sua Declaração IR 2024 seguindo os passos definidos acima.

Redobre a sua atenção para garantir que os dados estão corretos, evitando assim cair na tão temida malha fina IR 2024 como também nas demais ocasiões que irão suceder este processo!

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *