Calendário Restituição IR 2023: Datas e Prazos Oficiais

Todo e qualquer contribuinte que tenha realizado O pagamento antecipado do imposto de renda 2023 com valores além dos necessários ao tributo, poderão receber a diferença dentro do prazo estipulado pelo Calendário Restituição IR 2023.

Está interessado no assunto e não sabe nem mesmo por onde começar a sua consulta? Se sim, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo o que realmente importa, bem como datas, lotes e o cronograma completo dos pagamentos. Confira:

Calendário Restituição IR 2023: Datas e Prazos Oficiais
Calendário Restituição IR 2023: Datas e Prazos Oficiais

Conteúdo do Artigo

Restituição Imposto de Renda – O que é?

A restituição do imposto de renda 2023 nada mais é do que a devolução de valores pagos que excederam o necessário em uma declaração do Imposto de Renda. Muitos contribuintes também preferem um pagamento antecipado para utilizar-se dos benefícios que tal ação proporciona.

Caso você ache que tens IR para receber em sua restituição lembre-se que você sempre poderá recorrer a retificação do imposto de renda 2023 e assim submeter uma nova versão da sua declaração.

Acima de qualquer coisa, a análise do que foi contribuído junto com a necessidade ou não da restituição do imposto de renda é realizado de forma automatizada pela própria Receita Federal.

A propósito, nem todos os contribuintes irão ter acesso a tal valor e isso precisa ficar bem claro. Mesmo assim, é crucial que você se atente ao pagamento correto dos valores, pois contribuições abaixo do que é exigido culminarão em multas severas ao indivíduo além de juros por dia de atraso.

O contribuinte que atrasar em sua declaração (fique atendo ao prazo do IR 2023) ou cometer erros/omissões durante o procedimento estará aberto a cari na malha fina do imposto de renda.

Para tais brasileiros, a incidência trará a inaptidão a uma série de ações e vantagens, são exemplos: impossibilidade de obter empréstimos bancários, não poder participar de concursos públicos, estar negado a participar de bolsas de estudo, etc.

Logo, é verdade que realizar a declaração do imposto corretamente não só lhe manterá em dia com o Governo Federal e com a Receita, como também trará maiores chances de receber a sua restituição.

Esse artigos também pode lhe interessar:

Calendário Restituição IR 2023

Acompanhar com atenção o calendário da Restituição Imposto de Renda 2023 fará com que você mantenha-se notificado sobre a data que o pagamento vai ser realizado.

Na verdade, é comum que a restituição seja fornecida entre os meses de maio até setembro, sempre no último dia do mês. Porém, compreenda que podem haver variações por conta que a data do pagamento precisa ser considerada como um dia útil.

Para facilitar a sua compreensão, preparamos um calendário completo em função dos dados definidos pela própria Receita Federal. Atente-se aos dias e aos lotes respectivos:

  • Lote 1 – 31 de maio de 2023;
  • Lote 2 – 30 de junho de 2023;
  • Lote 3 – 31 de julho de 2023;
  • Lote 4 – 31 de agosto de 2023;
  • Lote 5 – 29 de setembro de 2023.

Deseja conhecer o calendário oficial? Para tanto, opte por uma consulta através do portal da Receita Federal, você só precisa clicar aqui: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br.

Consulta Restituição

Fazer a consulta do imposto de renda 2023 e sua restituição é, sem sombra de dúvidas, a parte mais importante deste processo já que possibilita ao usuário uma maior agilidade no momento de receber. Para isso, basta prestar atenção ao nosso manual prático descrito a seguir:

  1. Acesse o portal oficial da Receita Federal e clique em “Serviços” para procurar pelo campo “Restituição”;
  2. Outra forma mais eficiente é aproveita o seguinte link: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/consrest/atual.app/paginas/mobile/restituicaomobi.asp;
  3. Você será redirecionado para uma página onde costuma um formulário amplo;
  4. Insira, primeiramente, o seu número de CPF (sem pontos ou traços);
  5. Inclua a data de nascimento no formato convencional com quatro algarismos para o ano e dois tanto para o dia quanto para o mês;
  6. Informe qual é o seu exercício profissional. Lembre-se de selecionar uma das opções disponíveis na plataforma juntamente com o ano-base;
  7. Digite os caracteres presentes em uma imagem para efetuar o procedimento de segurança do site;
  8. Clique em “Avançar” e pronto, você poderá fazer a consulta de sua restituição.

Obs.: Apesar de parecer um processo bastante simples, as informações somente serão disponibilizadas quando o solicitante adequar-se a cada um dos campos obrigatórios.

Calendário Restituição IR 2023: Data de Restituição

Agora que você já conhece o calendário completo da restituição imposto de renda 2023, torna-se importante frisar que a prioridade para o recebimento é dada àqueles que realizaram o pagamento do tributo à vista com antecedência, ou até mesmo que parcelou o pagamento mas arcou com a responsabilidade de forma antecipada.

Com isso, fica bastante clara a necessidade de manter-se organizado quanto aos pagamentos e, por consequência, obter os maiores benefícios!

Lote de Restituição

Como pode ser verificado no calendário oficial da Receita Federal, a restituição apresenta um ordenamento em lotes para o pagamento aos seus contribuintes que encontram-se no direto deste benefício e no ano de 2023 isto não será diferente.

Via de regra, os lotes são definidos por uma ordem lógica com os aposentados e pensionistas à frente. Além destes, os contribuintes majoritários também possuem primazia.

Calendário Restituição IR 2023: Datas e Prazos Oficiais
Calendário Restituição IR 2023: Datas e Prazos Oficiais

Os lotes da restituição IR 2023 são de direito dos perfis citados acima, porém você somente saberá qual é o seu lote fazendo a consulta prévia. Muitas pessoas também têm interesse em saber as alíquotas do imposto de renda 2023.

Se você pertence ao grupo que deve declarar imposto de renda pode ser que ainda assim tenha direito a restituição do IRPF 2023. Por incrível que pareça, isto se dá em casos específicos onde o indivíduo recebeu acima do salário base para a contribuição ao tributo.

Por outro lado, isso somente acontecerá quando o indivíduo não precisar contribuir com a declaração e a Receita Federal entender que os valores arrecadados lhe dão o direito a tal benefício.

Esses casos são isolados e poucos brasileiros sabem da real possibilidade. Para tanto, orientamos que você sempre verifique a situação de sua Restituição IR, principalmente se estiver dentro das modalidades descritas acima. Também é possível consultar o simulador do imposto de renda 2023 e assim saber se terás impostos a restituir, se precisar.

Entenda o passo a passo para consultar qual é o seu lote:

  1. Adentre ao portal da Receita Federal novamente por meio do campo “Restituição”: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/;
  2. Lembre-se de indicar seus dados e documentos pessoais para completar a etapa de identificação;
  3. Veja no tópico “Notificações” e depois escolha o ícone “Lotes”;
  4. Você poderá consultar todas as novidades da restituição de 2023 bem como as indicações de pagamento;
  5. Por fim, veja o lote exato onde vai receber seu benefício e aproveite para correlacionar com o calendário oficial para saber ao certo o dia que o valor estará acessível!

Você ainda pode consultar seu extrato IRPF 2023 se quiser.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *